5 Comentários
Jun 24Curtido por Daniel Mesquita

A superexposição que todo mundo tem das redes sociais, de ficar rolando feed infinito como se não houvesse amanhã deixou uma geração inteira com "preguiça" de ler algo mais longo. Hoje tudo é mais rápido, mais intenso, mais imediato. Percebe como o que faz mais sucesso hoje é "reels", "shorts", tudo conteúdo de 30 segundos.

Eu já fui um leitor mais voraz e acredito que deixei de ser um pouco por justamente a gente cair nesse buraco negro que é rede social, mas tento ler livros que me agradam e que fujam um pouco do que eu li uma manhã / tarde inteira de estudo, mas ainda tenho a paciência e a calma de ler algo longo (sua newsletter inclusa, haha)

Expand full comment
author

Esse condicionamento é perigoso até porque atrapalha a capacidade de formar ideias próprias uma vez que a gente já procurar tudo mastigado e digerido.

Expand full comment
Jun 24Curtido por Daniel Mesquita

Parabéns pela newsletter ter chegado na terceira edição (90% das News do Substack sao interrompidas antes)! Esses dias eu li em algum lugar que para escrever uma página, você precisa pelo menos ter lido outras 11 (não me recordo a referência) e infelizmente, vivemos em uma sociedade que tem preguiça de ler. Logo, os posts das redes são extremamente vazios, cheios de clichês e de pontos que entregam a escrita via chatgpt. Em Alice no País das maravilhas, o coelho fala para Alice que “se você não sabe que lugar quer ir, então, qualquer caminho serve”. Eu digo o mesmo para esses leitores preguiçosos, se você não tem repertório nenhum, qualquer post mequetrefe para eu concordar ou criticar serve. Tem hora que só a alienação realmente salva!

Expand full comment
Jun 23Curtido por Daniel Mesquita

Eu aceito.

Expand full comment
Jun 23Curtido por Daniel Mesquita

Eu aceito.

Expand full comment